🗒️ REGRAS GERAIS
Abaixo todas as regras do servidor estão citadas neste regulamento, lembre-se que o bom senso está acima de tudo, as cláusulas são apenas para orientar coisas importantes que muitos acabam cometendo repetidamente.
👎 Bad RP (1-4 Pts.)
Quando o jogador sai do seu personagem, seja agindo de forma incoerente ou falando coisas que não condizem com a história e a realidade da trama, isso compactua de forma extremamente negativa na imersão de outros jogadores.
1.1 - Evite expressões usuais de jogo e outras expressões em língua estrangeira, como, Loot/Lootear, Bug/Bugar, PvP, Desconectar, Logar, entre outras expressões que não são ditas normalmente na realidade.
OBS: Em situações administrativas apenas não reaja em RP sobre a situação e evite termos religiosos para dirigir-se sobre os administradores.
1.2 - É extremamente proibido fazer o reconhecimento imediato de qualquer tipo de objeto pelo nome descrito pelo DayZ, tenha em mente que na realidade, a maioria dos objetos sabemos o que é pela aparência e não há nomes em um pedaço de carne, por exemplo.
1.3 - Colocar objetos aleatórios ou armadilhas sem nenhuma motivação pelo mapa são proibidos.
1.4 - É obrigatório que o jogador interprete a agonização do personagem ao ficar gravemente ferido no chão.
💬 Comunicação & OOC (1-3 Pts.)
Toda a comunicação deve ser feita em jogo e pelo VOIP. Caso haja a necessidade de falar algo fora de personagem ou comunicar algum erro no seu jogo deve-se usar o chat OOC. É necessário que o jogador utilize a sigla “OOC antes do texto a fim de mostrar que se trata de uma mensagem fora de personagem.
2.1
(Permissão) - Pode haver a comunicação com os amigos de RP, combinando com eles o horário certo para conectar-se visando se encontrar.
2.2
(Permissão) - Pode-se utilizar do chat do jogo para fazer ações que não são possíveis no DayZ. Para tanto, deverá escrever a ação entre asteriscos(*ação*). Por exemplo, o personagem Exemplo, quer dar um abraço no personagem Exemplo2. Para isso, o jogador deverá escrever no chat: *Exemplo dá um abraço em Exemplo2*, e os dois deverão interpretar como se estivesse ocorrendo a ação de fato.
👁️🗨️ Metagaming (1-7 Pts.)
Dentro do servidor, é importante que o jogador não esteja ao mesmo tempo conectado ouvindo informações de outra pessoa que joga no servidor mediante Lives, Discord, Whatsapp, etc. Qualquer informação obtida no decorrer não deve ser levada para dentro do jogo, onde o ocorrido se transforma em metagaming.
3.1 - Grupos criados via Whatsapp, Discord ou afins devem ser apenas para comunicação breve e diálogos fora do jogo. Nunca utilize tal grupo para distribuir informações que devem ser feitas in-game em uma possível reunião ou afim.
☠️ Killing-on-Sight (4-8 Pts.)
Também conhecido como K.o.S e matar ao avistar, tendo a definição de matar alguém antes mesmo de ter uma interação, sem um motivo aparente ou plausível.
🔫 Ações hostis (2-5 Pts.)
Tenha em mente que existirão interações hostis e elas podem acontecer a qualquer momento. Para aqueles que desejam realizar ações hostis, deve-se sempre tomar cuidado para não entrar em interações que possam fugir do controle, pois são situações de alto risco e podem gerar grandes consequências.
5.1 - Assaltos são situações rápidas, muitas vezes o assaltante está correndo mais risco que a própria vítima, por isso, deve-se levar apenas o necessário.
5.2 - Não desencadeie toda ação hostil a morte, deve-se usar o bom senso e separar as situações. há outras maneiras para desenvolver este RP.
5.3 - Se pretende fazer um RP hostil, é imprescindível que tenha uma boa história explicando os motivos e aprofundando-se nas motivações do personagem.
5.4 - Não há necessidades de despir personagens durante um assalto, amarre-o ou o algeme para verificar os pertences nas roupas.
5.5 - Deve haver motivos para matar um animal domesticado, sendo eles com o dono ou por um possível ataque do animal.
5.6 - É proibido desmaiar outro jogador sem nenhuma interação prévia ou com objetivo de apenas roubar.
5.7 - Reféns devem ser mantidos vivos e saudáveis até a liberação do sujeito, deixando-as longe de qualquer ameaça. As vítimas só podem ser mortas caso não haja cooperação ou se eles apresentarem uma ameaça direta.
5.8 - Os veículos não poderão ser usados como armas, entretanto, podem ser usados em um ato hostil em caso de defesa.
5.9 - Em ações de assalto, o lado perdedor que ficar gravemente ferido, seja ele assaltante ou vítima devido alguma reação não pode procurar vingança caso sobreviva.
🕊️ Amor à Vida (3-6 Pts.)
A regra de amor à vida visa dar realidade ao jogo e tirar o foco da interação no PvP. Ela consiste em fazer com que cada um dê o devido valor à sua vida, simulando a realidade, já que na realidade ninguém agiria em uma situação em que há certeza de morte.
6.1 - Não aja de maneira alguma em ações hostis contra grupos que excedem absurdamente o valor do seu grupo/você.
6.2
(Permissão) - Pode haver uma reação se o grupo/você possuir armamentos que permita uma vantagem, ou alguma situação, como desatenção do grupo hostil.
🧬 Personagem & Nova Vida (1-6 Pts.)
Quando o ciclo de vida de um personagem se encerra, o jogador deverá criar um personagem sem nenhum vínculo com o anterior, com uma nova história, nome, característica e afins. Também é obrigatório que o novo personagem esqueça absolutamente tudo da vida passada do seu personagem anterior.
7.1
(Permissão) - O uso de modificadores de voz é permitido, porém, o uso dele deve ser utilizado desde o começo até o fim da linha de vida do personagem.
7.2
(Permissão) - O jogador pode mudar a entonação da voz temporariamente com a intenção de disfarçar sua voz, utilizando máscaras para abafar, sotaques, entre outras formas.
7.3 - O jogador não poderá voltar ao local da morte num período mínimo de 2 horas.
7.4 - Retorno a bases antigas ou grupo antigo somente no prazo mínimo de 1 semana.
7.4.1 – Se o grupo estiver com algum possível conflito o novo personagem não pode retornar até que o grupo torne-se neutro novamente.
🚷 Combat Logging (3-5 Pts.)
Fazer Combat Logging é basicamente desconectar durante uma interação com qualquer jogador, seja ela hostil ou não. É estritamente proibido desconectar enquanto há uma interação em andamento, principalmente em situações hostis.
8.1 - Se ocorrer algum problema técnico, este deverá ser explicado para a administração ou avisado no chat no Discord e logo depois o jogador deverá retornar à ação.
🏋️ Powergaming (2-5 Pts.)
Powergaming se refere a forçar uma ação que a mecânica do jogo permite, mas que fica totalmente fora da realidade.
9.1 - Não force nenhuma ação em outro jogador da qual não faria sentido o mesmo ceder tal permissão facilmente, como por exemplo, dar carne crua a uma pessoa dormindo.
9.2 - Caminhar sobre grades finas, glitchs de física, são alguns exemplos de powergaming.
⚔️ Force PvP (2-5 Pts.)
Forçar demasiadamente um jogador para que ele dê brechas na regra para ter motivos para matá-lo.
10.1 - Usar xingamentos, provocações, incitações a um personagem ou grupo, sem fundamento, apenas para gerar motivos para um possível conflito hostil.
10.2 – Atirar de forma aleatória e sem motivos nos locais ou próximo de outros jogadores.
🩸 Dark-RP (2-8 Pts.)
Assim como é enquadrado em uma ação hostil, são assuntos muito mais delicados, pois envolvem situações pesadas, como torturas, desmembramentos e também situações de pressão psicológica.
11.1 - Todo ser humano deve saber sobre assuntos delicados em nosso convívio, como racismo, preconceitos, assédios, agressão sexual, etc. Portanto isso não deve ser tratado dentro do jogo, a comunidade serve para se divertir e criar experiências sadias.
11.2 - Deve-se ter o consentimento de ambos os lados. Caso a vítima se recuse a realizar a ação
(Via OOC) e apresentar seu lado de forma coerente, o Dark-RP não deverá ocorrer.
🕵️ Reconhecimentos (1-4 Pts.)
Existem diversas formas de um jogador reconhecer outro dentro do RP, vestimentas, voz, acampamento, comportamento do personagem, entre outros. Entretando nenhum deles deve ser um fator único para identificação.
12.1 - Sempre que buscar investigar e tentar reconhecer outro jogador, faça uma boa investigação e tenha em mãos o máximo possível de características que possam ligar uma pessoa aquela que está procurando. Lembre-se que reconhecer erroneamente alguém pode gerar grandes consequências.
12.2 (Permissão) - Um único fator de reconhecimento já é o suficiente para gerar desconfianças, mas não se conclui a identificação.
🪦 PD (Perma-Death) (2-6 Pts.)
Para a morte permanente de um personagem, é obrigatório que haja um desenvolvimento prévio da história, com motivos plausíveis, interações e principalmente a aprovação da administração, antes ou logo após a ação. Qualquer PD que ocorrer dentro do RP, somente ocorrerá de fato se obtiver o aval dos administradores, através da solicitação via ticket.
Em caso de PD (PermaDeath) o jogador terá seu registro de personagem “deletado” da DataBase do servidor. A partir disso, o jogador terá de criar um personagem, uma nova história, assim uma “Nova Vida”.
13.1 - Ações hostis como assaltos, sequestros e invasões de base onde seja não haja conflitos anteriores entre ambos não se deve utilizar a ferramenta de PD
(executar o abatido).
13.2 - Personagens envolvidos que “pedirem para morrer” no meio da ação, serão automaticamente considerados PD e quebra da regra 6.
🏚️ Bases e Invasões (3-7 Pts.)
Conforme o RP progride, as comunidades começam a surgir e as bases começam a aparecer por todo o mapa. Entretanto bases são bens importantes para os jogadores, qualquer tipo de invasão a uma base deve ser feita solicitação via ticket junto de uma análise administrativa com aprovação.
14.1 (Permissão) - Permitido apenas bases realistas, ou seja, com suportes embaixo da estrutura e nada que esteja fora do padrão da realidade física de uma arquitetura, também será rejeitado construções que criem bug’s ou situações não condizentes com o que o jogo propõe.
14.2 (Permissão) - Fique atento, bases que possuem falhas da qual são fáceis e realistas não necessitam de um motivo para serem invadidas, apenas a aprovação administrativa.
14.2.1 - Não é permitido usar "pezinho", itens, veículos ou qualquer coisa que não seja uma estrutura do próprio mapa para elevar a altura do jogador, fornecendo acesso a uma base.
14.3 - Não é permitido construir bases, fortificações e outras construções que possam conter itens militares, policiais, medicamentos ou objetos de trabalho como fundidora, trituradora, mesa de trabalho, gerador estático e centrífuga.
14.4 (Permissão) – Com aprovação administrativa é possível fortificar construções policiais, médicas e militares caso o grupo por completo tenha um background condizente com a estrutura.
14.5 – Só é permitido plantações em sua fortificação e é limitado a quantidade de 9 canteiros para plantações na base. Estufas não há limite.
14.6 - Invasões
(sem a abordagem dos proprietários) só são permitidas com motivos concretos e aprovação administrativa nos horários entre 20:00 até 00:00
(UTC-Brasília).
14.7 (Permissão) - Capturar ou deter os donos e moradores da base, com o intuito de fazê-lo abrir os portões para entrar não necessita seguir o horário ou aprovação administrativa, consideramos como um assalto, entretanto, por ser um assalto os ladrões devem pegar o suficiente e irem embora, sem coletar nada que os deixe “pesado”.
14.8 - É extremamente proibido roletar cadeados de bases e estruturas fechadas, ver senhas pelo outro lado da porta enquanto alguém estiver roletando ou pegando o cadeado de alguém na mão sem a permissão e usar a informação para ter direito de invasão.
14.9 - Os objetos deixados durante a invasão, não devem ser jogados no chão, devem permanecer guardados nos armazenamentos.
14.10 - Não é permitido invasão de base por parte de infiltração.
14.11 - Desertores só devem levar o que conseguirem carregar de seus pertences próprios da antiga base.